terça-feira, 10 de maio de 2011

Crianças que passam muito tempo com a mamadeira podem se tornar obesas

Crianças que passam muito tempo com a mamadeira podem se tornar obesas

Um novo estudo relacionou o uso prolongado da mamadeira com a obesidade infantil. Os resultados foram divulgados nesta manhã no jornal de pediatria dos EUA: “Crianças que mamam aos dois anos de idade tem maior chance de se tornarem obesas aos cinco anos”. Afirmou Rachel Gooze, co-autor do estudo e doutorando pela Universidade de Filadélfia. Foram analisadas 6.750 crianças.
Os estudiosos alertam que colocar o filho pra dormir com mamadeira é um erro. Para Dr. Arya Sharma, presidente em pesquisas de obesidade, as calorias fornecidas por um líquido não satisfazem como as calorias de um alimento sólido. Por esse motivo as crianças mamam, mas continuam com fome. Se o pai decidir dar mamadeira para o filho antes de dormir, deve diminuir as calorias ingeridas durante o dia.
As pesquisas também questionam o fator psicológico da mamadeira. Colocar o leite em garrafa e ofertar para as crianças dormirem funciona como um sedativo, uma droga. E isso é um mau hábito. Alimentos não podem ser usados para acalmar.
Para os pais que tem dificuldade em tirar a garrafa das mãos dos filhos por pena, é importante lembrar que o processo é uma evolução. Quando as crianças começam a usar copos é um sinal de desenvolvimento, assim como quando param de engatinhar e andam.

Pois é, minha gente, eu já estava desconfiada disso, hoje a Nicole mama uma mamadeira de 280ml, 6h, quando acorda e às 22h antes de dormir. Mas esporadicamente também dou à tarde leite batido com banana e farinha láctea! O importante é que minha bebê já é bem gordinha. Vou tirar a mamadeira da tarde, e quando quiser dar, vou dar no copo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário