sábado, 2 de julho de 2011

FESTA JUNINA

Estamos em época de festa junina, onde algumas pessoas se divertem com músicas típicas, comes e bebes característicos à data, e vestimentas coloridas e alegres.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. 
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Aqui no prédio onde moramos, existem duas senhoras, muito amigas, uma delas é a esposa do síndico, ambas sempre organizam eventos, como novena no fim de ano, missa anual no prédio, festa fim de ano e agora uma festa junina. Todos convidados com um aviso colado no elevador, tínhamos que levar um prato típico e bebida, eu que não tinha muito tempo para grandes feitos culinários, apenas cozinhei algumas espigas de milho acompanhada por cervejas e guaraná.
Queria muito comprar um lindo vestido junino para enfeitar minha pequena bebê, mas também não tive tempo, pois nesse dia passeamos com as crianças sem muita certeza que participaríamos da festa, na verdade fui deixando... À tarde, eu e o marido ajudamos organizar as mesas e cadeiras, e subi logo para dar tempo de ajeitar todos. Arrumei a Nicole com um vestido xadrez, duas maria chiquinhas no cabelo, e pronto! As crianças maiores não queriam participar, pois a festa realmente estava bem comportada, pessoas mais velhas, poucas crianças e ninguém dançando, até nossa chegada, onde a Nicole ao ouvir aquela música de São João, se colocou em frente do aparelho que tocava a música e começou seus balanços chamados de dança!
Não tinha quem comentasse:  "que gracinha", e a mãe e o pai se enchendo de orgulho em ver como aquela pequenina se mexia!





2 comentários: