quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

MEDO DE DIRIGIR

Encheu o saco!! cansei!! que ódio!!!
Hoje vou desabafar, vou chutar o balde....
Há muito tempo, sei lá, aho até que sempre foi assim, eu morro de medo de tudo!!
Quando era criança, tinha medo de fantasmas... achava que alguma coisa iria puxar meus pés se me levantasse no meio da noite, então nem no banheiro eu ia.
Depois fui crescendo e a fama de "cagona" se espalhou, até hoje filme de terror passa longe!!
Então não é por menos que dirigir é um sofrimento enorme para mim, conheci  gente que adora pegar num volante e sair por aí, dizem que até relaxam, mas para mim, é tortura! As pessoas não entendem essa fobia que sinto, meu marido disse que tenho é que ter vergonha na cara! vichiiiiii...
O que sinto: joelhos fracos, mãos molhadas de suor, ombros retraídos e tensos,  esquecimento do que é direita ou esquerda e muita irritação!
Uma vez, quase consegui superar essa fobia, mas risquei o carro quando ia guardá-lo na garagem, e o marido ficou uma semana de cara feia, argumentava que era porque havia acabado de tirar o carro da loja!! então eu sou um pouco orgulhosa e resolvi parar de vez de dirigir - decisão errada!
Acabara de tirar minha carteira de motorista, as coisas estavam verdes ainda e o que foi aprendido, também foi esquecido.
Sinceramente, não sei se ainda sei conduzir um carro, mas como estamos no começo do ano, eu propus a mim mesma que volto a pegar num volante ainda em 2012, mesmo porque tenho dois filhos, e talvez um dia eu precise urgentemente dessa habilidade!
Juro que é meu sonho: sair dirigindo na estrada, em uma viagem distante....distante...distante...
Achei um site que oferece ajuda às pessoas com o mesmo problema que meu, só que as terapias são em São Paulo. No site existem alguma explicações, e vou citar meu ponto de vista em cada um:


> Em qual etapa da vida surge o medo de dirigir?
O medo de dirigir é comum na maioria das pessoas e faz parte do dia-a-dia de muita gente.
Está associado aos transtornos de ansiedade, que acaba provocando limitações, baixa auto-estima e dependência de outras pessoas, dificultando no enfrentamento de situações no cotidiano do indivíduo.

* então sou desequilibrada emocionalmente? talvez...

> Principais fatores relacionados ao medo de dirigir:
São vários, dentre eles acidentes graves ou leves, porém, a maior incidência que leva a pessoa ao medo de dirigir está relacionado ao tipo de personalidade, pois, o ato de dirigir acaba expondo o indivíduo à criticas e observações de outros.
O ato de dirigir é uma habilidade motora física aprendida, semelhante ao ato de andar, escrever, digitar, etc.

* sempre fui "cagona", realmente tenho anseio do que o cara da carroça do lado dirá se eu deixar o carro morrer!! tô achando que sou desequilibrada mesmo!

> Principais sintomas e medos freqüentes:
Os sintomas mais comuns são a sudorese, aceleração cardíaca e alteração da respiração. O indivíduo acaba evitando o carro, até mesmo deixando de comprá-lo, apresentando várias desculpas para não dirigir.
Os medos mais freqüentes são o de tirar o carro da garagem, subir ladeiras, estacionar, atropelar alguém e bater o carro.

* juro que até quando ando de carona, fico imaginando se o carro do lado não parar ele vai bater em mim, ou até mesmo se eu morrer, como vai ser, batida na cabeça, quebra de pescoço, esmagamento... uuuiiiiiiii!!!


> Implicações sociais no ato de dirigir:
Hoje em dia dirigir um veículo se tornou uma necessidade e o não dirigir promove uma discriminação pelo grupo social em que vive (familiar e profissional).

* Há quem não acredite em minha fobia e realmente acha que é frescura!! mas quero provar que sou capaz!!

> Perfil de quem tem medo de dirigir:
Segundo pesquisas realizadas, ficou constatado que a incidência de pessoas que procuram o atendimento relacionado ao medo de dirigir, se dá em maior proporção no grupo feminino, não excluindo também, a incidência no grupo masculino.

* Conheço algumas mulheres com o mesmo problema.

> Que outros transtornos psicológicos interferem no medo de dirigir?
Pessoas predispostas a serem ansiosas ou depressivas, podem desenvolver outros transtornos psicológicos como o medo de falar em público, medo de subir em elevador, medo de altura, etc.

* não tenho medo, mas não gosto de falar em público. É, sou mesmo desequilibrada...

> Como a psicoterapia de grupo pode ajudar a enfrentar o medo de dirigir?
Trabalhando os aspectos emocionais e práticos ao mesmo tempo, através do resgate da auto-estima, a redução da ansiedade, ressaltando os aspectos positivos da personalidade, levando o indivíduo ao auto-conhecimento.

* gostei!! pelo menos ansiolítico eu já tomo!! só falta ficar na frente do espelho repetindo: sou linda, sou capaz, sou legal, sou demais...


> Recomendações para enfrentar o medo de dirigir:
• Assumir o sentimento, não sentindo vergonha do medo, pois, é um problema muito comum que não é impossível de se resolver;
• É muito importante sentirem motivados a querer dirigir, enfrentando o problema do medo para assim tentar resolve-lo;
• Nunca desistir, e não começar a ver o carro como algo estranho a você.

* já comecei expondo meu medo no blog!! é que na verdade, além de ser desequilibrada, devo ser sem vergonha!!

QUERO MINHA SAÚDE EMOCIONAL!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário