terça-feira, 4 de outubro de 2011

PAGAR PARA TER UMA VIDA PROFISSIONAL!

Faz muito tempo que um grande dilema esquenta meus parafusos; trabalhar fora!!
Digo trabalhar fora, pois já trabalho em casa, limpando, lavando, arrumando, cozinhando...
Já me senti muito mal em pensar que esse poderia ser o resto de minha vida, apesar de até gostar da vida caseira (faço isso muito bem, diga de passagem), isso por dar devidas atenções a muitas pessoas que nunca passaram por essa experiência e que talvez ache mais fácil criticar do que tentar entender.
Já tive que escutar várias vezes um " você não está fazendo nada agora?" , "vida de baronesa, hem!"  e  "não trabalha porque tem preguiça!" e até comparações com a ex esposa do marido que tinha gêmeos e trabalhava. (ela tinha minha sogra e a mãe dela para cuidar das crianças e  o marido vivia uma situação financeira bem agradável).
Sei que é muito fácil falar, mas me ofendi muito com alguns comentários, e agora quero deixar exposto o que passo e o que penso, para que ninguém maldoso fale novamente que sou preguiçosa!!
Meu dia a dia, é bastante simples, levanto cedo, pois a Nicole acorda lá pelas 6 horas, dou sua mamadeira, faço meu café da manhã, dou banho na Nica, e já vou catando, limpando e ajeitando minha casa. Dou uma passadinha no mercado, compro algumas coisinhas para o almoço, e começo a cozinhar, inicio cedo, pois com um bebê de um ano e meio pedindo atenções, tenho que dar algumas pausas, ah!, dou atenções também ao Guilherme com suas tarefas escolares e manhas!
O marido chega, almoçamos, arrumo a cozinha, lavo as roupas, sapatos, dou lanche para a Nica. As vezes tenho que ir ao banco, levar o Gui ao dentista, pediatra, vacinas, pagar contas...
Chega ao final da tarde, tomamos banho (eu e a Nica), e saímos para um curto passeio, dar uma volta na quadra, ir na casa da vizinha (Tereza), jogar bola em baixo do prédio... qualquer coisa que a faça caminhar e gastar bastante energia.
O marido chega novamente, vou fazer a janta, jantamos , arrumo a cozinha e corro para o sofá para assistir novela com o marido! Umas duas vezes por semana ainda vou estourar pipoca na panela, é claro, para poder ter o que lavar depois!!!! (não tenho a opção de não estourar, pois a campanha do marido e do Gui é forte!!)
No meio da novela a Nicole já pede para dormir, faço sua mamadeira e a ponho no berço!
E agora, só no outro dia, tudo de novo!
Sabia que existe muitas mulheres que não aguentam esse ritmo de vida?? é verdade, já expus isso para algumas, e escutei "Deus me livre, isso não é para mim, prefiro ter Meu dinheiro, Minhas unhas bonitas, Meus cabelos sempre cheirosos, Minha academia...!!!"
Eu estudei por cinco anos o ensino superior, fiz curso técnico logo no primeiro ano de faculdade, comecei a trabalhar com meus 16 anos, quando resolvi parar, estava com um ótimo salário... enfim.... arrependimento?? mais ou menos, talvez se eu não tivesse parado, teria ligado uma coisa com outra e hoje não tivesse com esse problemão! sei lá! as vezes não!!
Para eu voltar ao mercado de trabalho, teria que contratar uma pessoa para realizar os afazeres domésticos, e ainda teria que colocar a Nicole em alguma escolinha ou creche, pelo período em que eu estivesse ocupada, e tudo isso custaria dinheiro, que sairia do bolso do marido, é claro! e ele? NÃO QUER!!!  
O duro é que entendo ele, pois não vai ficar barato, e na crise em que estamos, não seria viável mesmo! e depois, realmente, comigo em casa as coisas estão redondinhas!!
E minha auto estima?? meu futuro profissional??   Fica pra depois!   
Enquanto o marido não ganha mais dinheiro para poder bancar minha ausência, eu fico com minha fluoxetina mesmo!! Quem sabe em um futuro próximo as coisa não viram...! 


O FUTURO A DEUS PERTENCE!





6 comentários:

  1. Vamos mudar esse diálogo JÁ! Primeiro que, corajosa é a mãe que fica em casa - principalmente a que tem futuro profissional. Corajosa é a mãe que enfrenta toda essa maratona, conhece o filho e DIRIGE sua família. Segundo que, dar um tempo na carreira em prol do filho pequeno é preocupação top de países desenvolvidos. As pesquisas indicam que as crianças que tem a participação da mãe nos primeiros anos (sim, essa que você dá) são as que apresentam menores índices de problemas no futuro. Dar um tempo na carreira por essa fase tão importante que nossas bebês passam não é nada se comparado ao tempo que temos pela frente para recuperar tudo. Nossos filhos são mais importantes que unhas feitas e cabelo arrumado. Sato, vamos mudar já esse discurso. Você é uma mulher cheia de talento. Use esse tempo em que está em casa para se redescobrir. Tem muitas mulheres mães que encontram sua verdadeira vocação nessa fase. Você é privilegiada por ter essa fase com sua bebê. Aproveite! Logo ela cresce e você segue sua vida, com uma filha segura e muito amada. Vai por mim!

    Te adoro!
    Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  2. Cintia, muito obrigada pelas palavras, me ajudaram muito! Reli várias vezes o seu puxão de orelha, e tem toda razão. Corajosa é a mãe que abre mão de sua carreira profissional em prol de seu filho.
    Muito obrigada AMIGA!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma amiga médica e pesquisadora que sempre fala "é tão mais fácil ir para o laboratório fazer pesquisa que cuidar da casa e da minha filha!" Ela sempre valoriza as mulheres que se dedicam ao lar. Sair de casa cedo e voltar a noite, terceirizando o filho, qualquer um faz, só precisa pagar!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    nem te conheco mas te invejo. Sou uma cientista PhD de 29 anos, solteira, falo varias linguas, tenho meu proprio dinheiro, moro na europa. Orgulho de mim? Nenhum!!!!
    Sempre negligenciei minha filha pq o trabalho e os estudos vinham em primeiro lugar. Hj sou uma mae frustrada com serios problemas de relacionamento com minha filha de apenas 10 anos de idade. relaxa querida e viva cada momento acompanhando sua Nica e ensinando a ela todos os seus melhores valores e seja amiga dela qdo ela se tornar uma aborrecente.
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Sato,
    Eu quero ver essa auto-estima revigorada. Seja mãe da Nicole e dê a ela todo o suporte para formar sua personalidade agora. Filhos crescem e vão embora. Você tem talento e sua carreira vai fluir de novo. Confie em si mesma. Ser mãe já é ser poderosa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Pois é Cintia e Cientista mãe mulher, parece que estou reclamando de barriga cheia!! Observando meus filhos, o amor que eles têm por mim, a reciprocidade que temos em afeto; vejo que é fruto do dia a dia, de bons momentos.
    Se Deus me proporcionou esta oportunidade de estar intensamente junto a eles, tenho é que agradecer!
    Obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir